sábado, 26 de junho de 2010

Memória do bebê desde a barriga da mãe

Cientistas holandeses afirmam que bebês conseguem se lembrar de informações recebidas ainda na barriga da mãe


A partir de agora, todas as vezes que conversar com seu bebê, você vai saber que ele se lembrará do que você está falando – pelo menos durante os 10 minutos seguintes. Esta é a ideia de um estudo publicado na edição de julho do jornal Child Development. Cientistas holandeses – do Maastricht University Medical Centre e do University Medical Centre St. Radboud – concluíram que o bebê possui a capacidade de memorizar acontecimentos ainda dentro do útero da mãe.

O estudo testou a memória e o aprendizado de 93 bebês entre a 30ª e a 38ª semanas de desenvolvimento por meio da repetição de estímulos acústicos. No primeiro teste, a equipe de estudiosos repetiu o estímulo a cada dez minutos. O resultado mostrou que, a partir da 30ª semana, os bebês possuem a chamada memória curta. É possível que fetos ainda mais novos possuam esta habilidade, mas ainda não há comprovação, pois o estudo abrange apenas aqueles com idade gestacional igual ou maior a 30 semanas.

No decorrer dos testes, os cientistas perceberam que a frequência dos estímulos feitos para os fetos com 34, 36 e 38 semanas poderia ser reduzida. Ao final do ciclo de experimentações, concluiu-se que, a partir da 34ª semana de gestação, os bebês apresentam a capacidade de captar informações e recuperá-las durante as quatro semanas seguintes.

Se, antes, conversar com seu filho ainda no útero era uma indicação relevante, agora é fundamental. Além de trazer benefícios para o desenvolvimento afetivo da criança, ainda ajuda no aprendizado.

(fonte: revista crescer)

-

A gente conversa tanto, né Mateus!

domingo, 20 de junho de 2010

5º Mês - o que o bebê sente?

Mamãe, põe essa música outra vez~


O que sente:

Não se surpreenda com os "puxões" repentinos que o seu filho dá, pois ele já é capaz de apertar com força, de agarrar o cordão umbilical e de brincar com ele. O bebê tem um ritmo de sono que alterna com momentos de atividade, mas o mais espantoso é o desenvolvimento do seu aparelho auditivo. Quando ouve música ou barulhos fortes, reage com movimentos bruscos ou aceleração do ritmo cardíaco. Agora já distingue os diferentes tipos de sons.

Que estímulos necessita:

Comunique-se verbalmente com o seu filho. Fale com ele, cante e conte-lhe histórias. Com isso conseguirá melhorar a sua afetividade e o desenvolvimento físico.

Métodos mais eficazes:

Escolha canções suaves e cante-as várias vezes com carinho. Os bebês adoram a repetição. Sabia que os contos sensibilizam o sistema nervoso do bebê para as pautas linguísticas? Mas não é só isso: se puser todo o seu amor e ternura quando lhe ler histórias, verá que o seu filho comunica consigo através dos pontapés. Fale com ele enquanto faz a cama, sai do escritório ou come uma maçã. E, mais importante ainda, faça-o como se ele a entendesse.

(fonte: internet)


-

São coisas que só nós sentimentos e só nós entendemos.

te amo, mateus!

obrigada por estar comigo e não me deixar esquecer nunca disso.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O elo de três


Quando não se está esperando e derrepente acontece algo que mudará sua vida para sempre ao mesmo tempo em que pode ser incrível, (depois que você para pra pensar, depois que o susto passa), é mais do que isso, é maravilhosamente incrível. Mas enquanto você ainda está anestesiado pelo susto, pelo filme desesperador que se passa pela cabeça atordoada de dúvidas é só o desespero que te faz companhia. É o medo que não te deixa dormir. É a agonia e o pavor de estar só que te abraça durante a noite de insônia.

Quando descobrimos que estávamos grávidos além das lágrimas, rolaram também palavras feias, daquelas que te rasgam por dentro, te partem em mil. No mesmo dia contamos aos nossos pais, pois até em tão eu era a caçula, apesar dos 27, caçula sempre vai ser caçula, até com 60. Pra sempre. Meu pai me abraçou forte enquanto eu me debulhava em soluços e mais lágrimas e me disse a última coisa que eu esperava ouvir daquele argentino turrão: Gravidez não é doença, para de chorar. Ficamos por um tempo abraçados, eu, ele e minha mãe. Chorei durante mais três dias e em dois deles eu não sai de casa. Eu estava completamente atordoada e chorava cada vez que lia o depoimento de amigas queridas e de minhas cunhadas também. Tá, até hoje eu choro quando me pego lendo esses depoimentos. Esse choro todo não era de arrependimento, nem de tristeza. Era medo. Medo de tudo o que viria, medo de levar a culpa sem ter culpa (ou apenas metade dela), medo de todas as mudanças, medo de ficar só. Medo do que seria daquele dia em diante.

Depois de alguns dias, depois que a tormenta de susto passou, depois de todos os abraços e das palavras de carinho, depois das consultas, dos exames e de ler muito muito muito a respeito fui me acostumando com a idéia, com as mudanças e até mesmo com os olhares. Descobri que todo o medo que eu sentia era apenas o desconforto e a falta de costume de saber que agora não sou mais eu, somos nós. Era o medo de abandonar algumas de minhas prioridades, deixar algumas coisas de lado e cuidar mais de mim, pois meu corpo já não era mais só meu. Ele era o abrigo e o refúgio de um ser que eu nem conhecia, nunca nem tinha visto, mas que eu estava aprendendo a amar a cada dia que se passava. Descobri também, com o passar dos dias, que nunca mais estarei sozinha, pois tenho você aqui comigo, que nem bem chegou e já me ensina e mostra tantas coisas boas e bonitas.

Como diz Caio, tenho dias lindos, mesmo quietinhos.

Pois temos um ao outro e você, filho, nunca me deixa esquecer isso.

O Ultrassom Morfológico Fetal

O ultrassom morfológico tem a finalidade de observar detalhadamente todo o corpo do feto e todos os seus órgãos, procurando assim encontrar alterações congênitas. A época ideal para o exame seria entre 20 a 26 semanas de gestação. Ele permite examinar a anatomia interna e externa fetal e detectar, na grande maioria, não somente as más formações graves, mas também avaliar “marcadores biofísicos” ou ecográficos de anomalias cromossômicas e/ou genéticas. Por ser mais detalhado, o exame pode ser mais demorado que os outros, pois são verificados: o número de fetos, a localização da placenta, a medida do colo uterino e a morfologia fetal (Pólo Cefálico, Cérebro, Face, Coluna, Nuca, Tórax, Coração, Abdome, Aparelho Genito-Urinário, Extremidades, etc).

A importância da realização do exame morfológico durante a gestação reside nos seguintes fatos:

2 a 3% dos recém-nascidos são portadores de uma ou mais malformações congênitas; A malformação fetal é responsável por 30 a 50% da mortalidade perinatal, contribuindo também com 20% da mortalidade neonatal; Cerca de 95% das malformações externas e internas do feto podem ser diagnosticadas por um operador habilitado.

Fizemos este exame durante essa semana e está tudo bem com o Mateus. Ele está medindo 27 cm e pesando 500gr, ou seja, as dores nas costas já começaram e minha barriga já parece barriga de futura mamãe, e não de barriga de chopp!!!. Ele fez festa aqui dentro, como se soubesse que estava sendo filmado. Chupou os dedos, mexeu as pernas e abria e fechava a boca, como que querendo nos dizer alguma coisa. Seu coraçãozinho parece a bateria de uma escola de samba no desfile das campeãs: ritmado e disparado. Não é fáfil descrever tal emoção, pois os sentimentos se confundem. É ansiedade com felicidade, é medo com satisfação, é amor com um pouquinho de lágrimas escorrendo no canto do olho.

É sorriso feliz e puro.

terça-feira, 15 de junho de 2010

para mateus


Tinha aqui comigo e para todo mundo que me conhece que assim que saísse da ecografia, onde saberíamos o sexo, já sairia chamando meu baby pelo nome. Pode parecer precipitado demais, mas sem essa de esperar meu baby nascer pra ver a cara dele e daí sim decidir que nome colocar, mesmo porque ele já me ouve, me entende e fica todo faceiro aqui dentro quando como nosso doce preferido, o brigadeiro. Sempre gostei de nomes fortes do tipo Francisco, Caetano, Joaquim ou de nomes mais incomuns ou de pais doidões como diz o João, do tipo Yves, Gael, Oto ou Benício. Já ele optava por Fernando, Rodrigo, Felipe, Rafael ou Mateus. Se fosse menina, o nome Sofia havia ganhado em disparada, mas estava na lista juntamente com Beatriz e Clarice. Uns dias antes da eco eu ainda insistia em Benício ou Francisco e ele lá firme e forte com Mateus, pois os outros eu já havia descartado da lista. Entramos em uma loja nova, especial para gestantes, toda fofa a loja e cheia de modelitos para as futuras mamães e seu estado de graça. Vários livros sobre gestação, cuidados com a mãe e o bebê e o famoso livro com os nomes e seus significados. Lá foi o João dar uma conferida em todos os nomes que já havíamos sugerido e imaginado. Alguns significados não faziam muito sentido, outros nem tinham significado algum.

Foi ai que ele leu o significado de Mateus: Presente de Deus.

Não tínhamos mais o que questionar, apenas esperar para saber se era Mateus ou Sofia.

(e isso é assunto pro outro texto, pois agora vamos tirar um cochilinho, depois de um delicioso café da manhã na cama, feito pela vovó)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

ao meu pequeno príncipe



Queria começar dizendo qualquer coisa bonita que chegasse perto do significado de tudo o que tem sido os meus dias e de todos os sentimentos bons que me invadem. Tentar explicar mesmo que com uma única palavrinha o quanto cada sorriso tem valido muito a pena e de como somos insignificantes perto de tudo o que a vida é capaz de nos apresentar e presentear.

Não vou dizer que ser feliz pelas pequenas coisas não é prazeroso, mesmo porque é prazeroso demais e eu adoro sorrir pelos pequenos detalhes que aparecem no meu cotidiano, mesmo assim isso ainda não é tudo, nem a melhor coisa do mundo. Eu sei, já disse muitas vezes que sou feliz pelas pequenas coisas. E sou. Não vou bancar a hipócrita agora, mesmo porque o que eu quero mesmo é grita aos quatro cantos do mundo o quanto estou feliz pelo presente pequenino que me foi concebido, contagiar toda a vizinhança com meu sorriso bobo que tem o melhor motivo do mundo, abraçar cada palavra de carinho que recebo para tentar demonstrar assim o quanto é bom esse sentimento de amor puro.

Mesmo assim as palavras me faltam, uma boca parece insuficiente para tantos sorrisos e os dois braços me fazem cócegas tentando abraçar tudo isso... Mas a melhor parte é saber que não estou sozinha. Saber que tenho você, comigo, todo dia quando acordo até a hora de dormir, que tenho os teus sorrisos e os teus braços para compartilhar tamanha felicidade me conforta de um jeito tão gostoso que só posso torcer e me esforçar para que os dias assim, felizes, não acabem, apenas se multipliquem. Afinal, agora nós dois somos três. Mais sorrisos e mais abraços. Mais carinho e muito mais amor.

Faz exatamente cinco meses que a rotina da minha vida mudou completamente. Não sei dizer se meus horários ficaram bagunçados ou se agora é que tudo se ajustou de vez. Só sei que já não sei mais pensar só em mim, em minhas vontades. Já não sou mais eu mesma e minhas coisas já não são mais só minhas, são nossas. Meus cuidados são redobrados, meu carinho é em dobro e meu amor cresce mais a cada dia.

Te espero ansiosa, feliz e imaginando cada pedacinho teu. Te espero para completar de vez tamanha felicidade sem fim.