quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Só as mães são felizes



Acredito que o trabalho de parto normal é a única experiência válida capaz de mostrar o quanto o sexo frágil não é tão frágil assim. Por uma única vez pensei em desistir e partir para algo `menos` dolorido e mais fácil de amenizar toda aquela dor que se arrastou madrugada a dentro até quase o meio dia do outro dia, mas não desisti. Descobri em mim um tipo de mulher maravilha com super poderes e coragem de sobra. Descobri também que as pessoas até podem desistir de mim, mas eu nunca. Me pediram para descrever como é a dor do parto, assim como muitas mães já tentaram me descrever como era. Eu não fazia idéia e certamente você que está aqui acompanhando também não imagina como seja. É uma cólica? Sim, é uma cólica. Mas de nada adianta eu descrever como é, pois é uma dor e um momento extremamente nosso. É uma dor que não se escreve e nem se mede da mesma forma que o amor que carrego dentro de mim agora. É algo que nos transforma em alguém que jamais imaginei ser capaz de ser transformada. Só posso resumir e dizer que a dor é horrível, que passei horas de angustia e ansiedade, mas que hoje, de tanto amor que carrego aqui dentro, nem faço mais idéia de quão dolorido é. Passou e Mateus nasceu tão lindo e cheio de vida que assim que o vi fui anestesiada por uma felicidade tão única que toda a dor e o desconforto da posição que eu me encontrava deram lugar a várias gargalhadas e um choro bobo que se derretia com o primeiro chorinho dele.

Ele nasceu em uma data um tanto quanto curiosa: 10/10/10 e o parto estava previsto para depois do dia 16/10.

Mateus nasceu com 3.490kg e 52cm.

-

Fiz parto normal, pelo SUS no Hospital Min. Costa Cavalcanti.

Obrigada a todas as enfermeiras e plantonistas que me atenderam extremamente bem, correu tudo melhor do que o esperado.


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Amanhã não se sabe II

Aos que ainda se atrevem a me perguntar por que sumi, apenas acaricio a minha barriga. Tenho tido dias lindos, que por serem lindos parece que passam cada vez mais devagar. São dias de sol ou de chuva extremamente lentos em seus relógios. Saio para caminhar em companhia de vitrines que refletem meu estado de vida e de espírito. Agora falta pouco e toda noite antes de dormir a expectativa fica maior, como se em qualquer hora da noite meu pequeno Mateus resolvesse aparecer. Como se isso só fosse possível à noite!!! Que durante o dia em minhas caminhadas pelo centro isso não fosse possível também... vai entender!

Esperar é o que mais tenho feito nos últimos dias.

Esse texto eu comecei a escrever no sábado (09/10) à tarde em companhia de um dia lindo de sol que resolvi interromper (o texto) para sair para caminhar com o meu amor. Andamos pela avenida principal. Lanchamos, fizemos compras, rimos e conversamos enquanto caminhávamos em passos lentos sem muita direção, pois até em tão tudo indicava que seria um típico sábado de sol, mas sem muitas novidades. São dias assim que fazem a diferença em um calendário qualquer...Foi então que no começo da noite tudo mudou. A bolsa estorou e o nervosismo misturado com risadas, lagrimas e um medo feliz tomou conta da gente. Estava chegando a hora! Passamos quatorze horas no hospital, eu na sala de pré-parto e ele lá fora com quase toda a família sem saber ao certo o que estava acontecendo, se já estava nascendo ou não. Entre liquido amniótico e fortes contrações fui me sentindo cada vez mais mulher, deixando pra traz o lado menina e sendo cada vez mais forte, assim como as contrações que foram aumentando no decorrer da madrugada. Confesso que quase desisti implorando por uma anestesia e uma cesárea, mas o lado corajoso, que eu nem sabia que existia em mim, realmente estava comigo. Fui firme até o final e só me desmanchei mesmo quando vi aquela carinha enrugada e aquele chorinho que me derreteu por completo. Eu já não tinha mais forças, mas ainda tinha os dois braços para segurar meu pequeno Mateus pela primeira vez e que chorava e me fazia rir e chorar junto ou mesmo tempo.


Nunca me senti tão feliz e realizada em toda a minha vida.

Nosso príncipe já está com onze dias de vida e a cada dia que passa estamos mais apaixonados por esse pequeno biscoitinho que é só motivos de felicidades e sorrisos sem ter fim.

(o próximo post é sobre o parto, prometo)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A beleza da maternidade


Vale a pena compartir:

-

Quando a mulher descobre que está grávida, duas heroínas passam a povoar o inconsciente das mulheres. Uma é a Virgem Maria, símbolo da abnegação e pureza da maternidade. A outra é Eva, fêmea tão sensual que fez o primeiro homem da Criação perder a cabeça. Até pouco tempo atrás, a imensa maioria das mulheres grávidas era vista como Maria. Ou seja, deixava aflorar o lado mãe, rechaçando completamente sua porção "fêmea". Hoje, as coisas estão mudando. As barrigudinhas não abandonaram o seu ar angelical, mas também não dispensaram o direito de continuar sendo vistas - mais do que nunca - como mulheres completas. Querem ser Evas.

Hoje, a mulher abandonou os famosos "modelitos" próprios para gestantes: com babadinhos e fitinhas cor-de-rosa, completamente não-femininos. E adotou um visual mais "clean": com roupas sensuais e até ousadas.

A mulher sabe que a barriga é o espaço do bebê, mas pode e deve ser uma barriga bonita. As suas formas permitem até o uso de miniblusa e biquínis.

Para conservar-se bela durante todo o período de "espera", valem algumas regras: nunca fazer regime durante os 9 meses, esquecer o conceito de "comer por dois" e, principalmente, fazer uma alimentação equilibrada com 6 pequenas refeições diárias e muita água.

Em termos estéticos, nem é preciso lembrar que a gula durante a gravidez é o detonador de transtornos como flacidez no busto, inchaço nas pernas, varizes, estrias e celulite. De acordo com especialistas, o ganho de peso durante a gravidez deve flutuar entre 4 e 10 quilos. Para se ter uma idéia, um bebê considerado grande representa apenas 3,5 quilos dentro da "engrenagem" da gestação. O útero que normalmente pesa 70 gramas, chega a 1 quilo. A placenta varia entre 500 e 800 gramas e o líquido amniótico geralmente pesa um quilo. Influem ainda no peso, a retenção de líquidos pelo corpo e o maior volume das mamas, que ganham cerca de 500 gramas.

Não podemos esquecer que os fatores ANSIEDADE e MEDO acabam por favorecer sobremodo esse ganho de peso, visto que a mulher grávida acaba comendo mais em função do que está sentindo.

Cultivar a auto-estima também é uma excelente forma de amenizar algumas alterações que surgem com a gravidez. Devemos lembrar que a gravidez não é uma doença e não existe qualquer patologia que faça a mulher grávida ficar feia. O bem-estar durante essa fase depende diretamente do seu estado emocional, da manutenção de uma vida sexual normal e da prática de exercícios.

Quando a futura mamãe faz uma ginástica suave, o seu organismo libera endorfina, hormônio que provoca a sensação de tranqüilidade. Convém ressaltar ainda, que as emoções maternas são percebidas pelo bebê que habita seu útero.

De objeto de desejo à fonte de alimentação, os seios, nesse período passam a ser chamados de mamas. Durante a gravidez eles se tornam maiores e é importante que se use sutiãs maiores e mais firmes. É bom lembrar que a lactação não é responsável pela flacidez. Ou seja, relaxe e aproveite ao máximo o ato de amamentar, um contato saudável e fundamental com seu filho.

Hoje, a indústria de beleza apresenta várias alternativas em produtos específicos para gestantes: cremes, filtros, shampoos, tinturas, etc. Portanto, aproveite bastante este momento tão especial na vida de uma mulher. Ao mesmo tempo que curte seu filho crescendo dentro de você, use e abuse do seu charme e sensualidade.

E lembre-se: quanto melhor o relacionamento com seu parceiro, melhor o vínculo com o filho que está chegando.

Boa Sorte!

Clarice Skalkowicz Jreissati
Psicóloga

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

37 semanas

Faltam 15 dias!



O bebê está medindo 35cm e pesando 2950g.nAgora não há grandes mudanças, o bebê cresce e ganha peso. Ele está maduro e pode nascer a qualquer momento, principalmente a partir do fim dessa semana. O bebê já está na posição que irá nascer, fazendo o médico decidir se vai ser parto normal ou cesárea.
A cabeça, do bebê, na maioria dos casos, está encaixada na cavidade pélvica -- cercada e protegida pelos ossos da sua pelve. Essa posição abre espaço para as pernas e o bumbum do bebê, que estão bem apertados dentro do útero.
Muitos bebês já são cabeludinhos, com fios de cabelo de até 2,5 centímetros. Mas não se surpreenda se a cor do cabelo do seu filho for totalmente diferente da do seu. Casais de cabelos castanhos são pegos de surpresa às vezes com um filho bem loiro, e o contrário também acontece. E há, é claro, aqueles bebês que nascem totalmente carecas.
Por falar em cabelo, a maior parte da camada de pêlo fininho, o lanugo, que cobria seu bebê a partir da 26a semana já desapareceu, assim como a maioria do verniz caseoso, a substância esbranquiçada e viscosa que também envolve o corpo dele.
O bebê vai engolir o lanugo e o verniz junto com outras secreções, e eles ficarão armazenados no intestino, para formar o primeiro cocô do seu filho, uma substância escura, quase preta, chamada mecônio.

(internet)