segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ser mãe fica cada vez melhor~


Três meses passaram muito rápido. Olho para o lado e vejo aqui meu pequenino dormindo como um anjo. Às vezes sorri, às vezes suspira. É a melhor sensação de sossego e paz invadindo o apartamento. Meu pequeno já está tão grande que parece que meus dois braços não serão suficientes para carregá-lo. Mas colo de mãe é outra coisa, né?

O Mateus, como disse está grande, forte e cheio de novidades a cada dia que passa. Há algumas semanas ele descobriu a mão e faz dela o seu brinquedo favorito por horas. É meio difícil sentar para escrever sobre a rotina, não é que me falte tempo, é que sou egoísta com algumas coisas mesmo. Daqui uns dias é mesversário de quatro meses e ele já se acha um homenzinho querendo pronunciar alguma coisa, ficar sentado e até mesmo em pé. É uma graça mesmo e eu sou coruja sim!!!

Nesses três meses descobri que ninguém sabe o que é melhor para ele do que eu, descobri também que dormir sentada não é tão difícil assim e que nenhuma noite de sono é igual aquelas que eu tinha quando minha única preocupação eram as festas do fim de semana. Descobri também que o vínculo mãe e bebê vai muito além do útero, pois o bebê realmente sente todas as sensações da mamãe durante as mamadas. Está chateada? Pode ter certeza que o baby vai ter cólica durante a noite. Está feliz? Pode ter certeza que depois da mamada um grande sorriso vai se abrir acompanhado de um sono profundo daqueles que a gente olha e diz: parece um anjinho.

Resumindo, aqui todo dia é uma festa quando acordo e vejo aquele sorriso lindo se abrindo pra mim, melhor que isso só as gargalhadas mesmo.

-

Slingados

Este é um trechinho da minha coluna do mês de dezembro onde falo um pouco do sling e da minha experiência com esse acessório que me deixou apaixonada antes mesmo de ser mãe.


Mamães e futuras mamães conhecem o sling? Ele nada mais é que uma faixa de tecido que, amarrada ao corpo, nos permite carregar nosso bebê para cima e para baixo sem utilizar as mãos. Parece moderno demais para uns, mas ao mesmo tempo é nostálgico para outros. Surgido na antiguidade, o sling tinha como função facilitar a vida das mães que não tinham onde deixar seus bebês para realizar as atividades do lar. No entanto o sling junta a praticidade com o aconchego, pois bebês slingados recebem uma dose extra de carinho, aconchego e atenção. Isso sem falar em todos os outros benefícios que o sling oferece. O vínculo mamãe e bebê se fortalece muito mais, pois é como se houvesse a continuidade da vida no útero fora dele. O cheiro, os batimentos cardíacos, o calor da mãe levam o bebe a lembrar-se do seu antigo alojamento lhe trazendo segurança e conforto. Pais e mães que slingam seus bebês interpretam de forma mais eficiente os sinais de seu bebê e estes mostram maior reação as expressões e o tom de voz de seus pais. Mamães não deixem de experimentar o quão prazeroso é essa sensação única de carinho.