segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sessão alegria~

Depois que o Mateus nasceu tudo o que eu fazia antes ficou em segundo plano e aos poucos fui adaptando as antigas atividades ao meu dia a dia, de acordo com os horários do Mateus. Sempre que decidimos ir a algum lugar tenho que fazer todo um balanço mentalmente de como é o lugar: se tem muito barulho, se tem muita gente, se é aberto ou fechado, se tem ar ou é muito quente. Enfim, várias coisinhas que antes eu não dava importância hoje são extremamente importantes para mim e principalmente para ele. Ontem decidimos ir ao cinema (e eu já havia lido muito sobre sessão de cinema de mamães com seus bebes e claro, isso não existe aqui), enquanto o João escolhia o filme eu ainda o questionava se tudo ia dar certo, mas como ele mesmo disse: só indo pra gente ver como vai ser. E fomos. No começo eu tinha medo que o som do cinema fosse muito alto para aquelas ouvidinhos e até levei um pedaço de algodão na bolsa, caso fosse necessário. E não foi. O que eu posso dizer sobre a minha primeira experiência no cinema com o meu baby, ao contrario do que algumas pessoas pensaram, foi extremamente delicioso e gratificante. Entre uma mamada e outra o Mateus acompanhou as aventuras de Guliver vidrado naquela telona gigante, que fazia seus olhinhos brilharem. Não dormiu, não reclamou e ainda fez mais sucesso que o Jack Black no cinema. Adorei a experiência e foi uma das formas mais gostosas de terminar o final de semana.

Segue aqui um resuminho sobre o CineMaterna para quem conhece e para quem nunca nem ouviu falar:


Na cidade de São Paulo, Associação CineMaterna é pioneira em sessões de cinema para mamães acompanhadas por seus bebês. E estabelece parcerias com redes de cinemas para garantir os cuidados necessários para as sessões.

Tudo começou em fevereiro de 2008 quando uma mãe que participava, pela internet,de um grupo de discussões sobre parto humanizado, comentou que sentia muita falta de ir ao cinema depois do nascimento do primeiro filho. Foi a partir daí, que outras 9 mães fizeram a mesma "queixa" e decidiram se organizar e "invadir" um cinema para a primeira sessão batizada de CineMaterna. O programa foi um sucesso, e o encontro de mães e bebês virou uma atividade semanal dessas mães, que entre amamentação e fraldas conseguiram retomar a vida cultural e, ao mesmo tempo, conversar sobre a experiência da maternidade. Depois de alguns meses, o grupo foi acolhido pela rede de cinemas. Em Agosto de 2008 foi realizada a estréia oficial da primeira sessão amigável para bebês.

Nas sessões CineMaterna:

O som é reduzido

Há trocadores na sala

Há um tapete de atividades e brinquedos em frente a tela, para os bebes que sentam e engatinham

Os filmes são escolhidos através de enquetes

São excluídos filmes de terror ou com cenas de violência

Depois da sessão acontece um café e bate-papos animados

Nenhum comentário:

Postar um comentário