sábado, 25 de setembro de 2010

36 semanas

Confesso que já conto em dias - faltam 21 dias!!!!

-

Certifique-se de que tem na mala os produtos de necessidade básica do bebé para levar para a maternidade
- Compre soutiens de amamentação
- Faça um plano do que vai acontecer no parto e visite a maternidade em questão
- Se possível encha a despensa de comida e produtos para a casa
- Decida quem quer ter em casa para a ajudar quando o bebé nascer
- Se já escolheu a maternidade informe-se sobre as regras do mesmo em relação ao internamento e às visitas

A mãe

No fim destas semanas é natural que a cabeça do bebé se acomode na sua pélvis ao preparar-se para o nascimento. Consequentemente todo o corpo do bebé vai descair o que causará menos pressão nos seus pulmões e assim poderá respirar melhor. Por outro lado, a pressão na bexiga será maior. E, vai ter uma sensação de “estar cheia”, podendo aparecer veias dilatadas na sua vulva.

Como a barriga está muito grande vai ser difícil encontrar uma posição confortável para dormir. Por vezes ajuda deitar-se de lado com uma almofada por baixo da barriga e outra entre os joelhos. Deve evitar deitar-se de costas pois pode sentir-se mal ou tonta, para além de que reduz o fluxo de sangue para o bebé.

Os músculos e ligamentos ao redor da pélvis estão a tornar-se mais amolecidos para facilitar a abertura da mesma durante o trabalho de parto.

É normal que se sinta inchada, em especial nas pernas e tornozelos, principalmente no fim do dia. Se for de um modo exagerado, fale com o seu médico pois pode ser um indício de pré-eclâmpsia.

É natural que se sinta ansiosa em relação ao bebé e ao parto que se aproxima. Esta ansiedade, juntamente com o excesso de peso e cansaço, pode conduzir a alterações de humor, irritabilidade e até depressão. Irá fazer-lhe bem conversar sobre o que a preocupa com o seu companheiro, uma amiga, o seu médico ou psicólogo. Estão lá todos para a ajudar!

O bebê

O bebê está a engordar rapidamente. Todos os órgãos estão agora totalmente formados com excepção dos pulmões, que embora ainda não completos já produzem um fluido que os mantém prontos para respirar. Já consegue piscar os olhos e focá-los um pouco. As unhas já cresceram chegando ao fim dos dedos das mãos mas estão mais pequenas nos dedos dos pés.

O que fazer

Certifique-se de que já tem todos os artigos necessários para o bebé, incluindo as roupinhas e as fraldas. Se pretende amamentar, está em boa hora de adquirir soutiens de amamentação. Tenha em atenção que os seios aumentam quando estão cheios de leite.

Se ainda não o fez, escreva uma planificação do que vai acontecer no parto. Caso seja possível, faça uma visita guiada na maternidade que escolheu para o parto para se familiarizar com o espaço e as rotinas.

Quando fizer compras para casa compre tudo a dobrar (ou a triplicar) de modo a encher a despensa, o frigorifico e o congelador, para não ter que se preocupar com as comprar durante algum tempo depois do bebé nascer.
Faça a mala com tudo o que necessita para levar para o hospital.

Todas as gravidezes são diferentes. Cada caso é um caso por isso não se preocupe se o que sente não for exatamente igual ao descrito aqui.

(internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário