quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Ultrassom Morfológico Fetal

O ultrassom morfológico tem a finalidade de observar detalhadamente todo o corpo do feto e todos os seus órgãos, procurando assim encontrar alterações congênitas. A época ideal para o exame seria entre 20 a 26 semanas de gestação. Ele permite examinar a anatomia interna e externa fetal e detectar, na grande maioria, não somente as más formações graves, mas também avaliar “marcadores biofísicos” ou ecográficos de anomalias cromossômicas e/ou genéticas. Por ser mais detalhado, o exame pode ser mais demorado que os outros, pois são verificados: o número de fetos, a localização da placenta, a medida do colo uterino e a morfologia fetal (Pólo Cefálico, Cérebro, Face, Coluna, Nuca, Tórax, Coração, Abdome, Aparelho Genito-Urinário, Extremidades, etc).

A importância da realização do exame morfológico durante a gestação reside nos seguintes fatos:

2 a 3% dos recém-nascidos são portadores de uma ou mais malformações congênitas; A malformação fetal é responsável por 30 a 50% da mortalidade perinatal, contribuindo também com 20% da mortalidade neonatal; Cerca de 95% das malformações externas e internas do feto podem ser diagnosticadas por um operador habilitado.

Fizemos este exame durante essa semana e está tudo bem com o Mateus. Ele está medindo 27 cm e pesando 500gr, ou seja, as dores nas costas já começaram e minha barriga já parece barriga de futura mamãe, e não de barriga de chopp!!!. Ele fez festa aqui dentro, como se soubesse que estava sendo filmado. Chupou os dedos, mexeu as pernas e abria e fechava a boca, como que querendo nos dizer alguma coisa. Seu coraçãozinho parece a bateria de uma escola de samba no desfile das campeãs: ritmado e disparado. Não é fáfil descrever tal emoção, pois os sentimentos se confundem. É ansiedade com felicidade, é medo com satisfação, é amor com um pouquinho de lágrimas escorrendo no canto do olho.

É sorriso feliz e puro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário